Casa > Notícias > Conteúdo

Relatório de evento - Conferência anual ETP

Dec 04, 2017

Mais de 170 membros da Plataforma Européia de Tecnologia Têxtil e outras partes interessadas se reuniram em 30 a 31 de março em Bruxelas na 12ª Conferência Anual Textile ETP para uma visão geral sobre a pesquisa colaborativa europeia em têxtil e vestuário e para discutir com os decisores políticos da UE as necessidades e as oportunidades para o futuro apoio da UE.

A pesquisa têxtil na Europa é extremamente ampla, desde a pesquisa avançada de materiais de fibra até a sustentabilidade, digitalização e desenvolvimento de novas aplicações de têxteis em novos mercados finais de alto valor agregado. Os 28 projetos europeus que apresentaram suas atividades e resultados até a 12ª Conferência Pública Anual da ETP provaram isso de forma muito impressionante.

Entre as exibições de resultados do projeto foi até uma máquina de escala piloto. A máquina Fibersort visa acelerar o novo sistema têxtil circular classificando automaticamente itens de lixo têxtil com base em suas composições de fibras.

A Conferência Anual foi dedicada à exploração de pesquisas relacionadas com têxteis nos principais programas europeus de Pesquisa e Inovação, incluindo HORIZON 2020, COSME, LIFE + e INTERREG. Os 28 projetos foram divididos em sessões paralelas de acordo com os quatro tópicos da Agenda Estratégica de Inovação e Pesquisa (SIRA), apresentado em outubro de 2016: materiais inteligentes e de alto desempenho, fabricação digitalizada avançada, cadeias de valor e modelos de negócios, economia circular e eficiência de recursos Soluções de alto valor agregado para mercados de crescimento atraentes